Automação Pneumática na Indústria: Vantagens e Desafios

JS

A automação pneumática é uma tecnologia que utiliza ar comprimido para controlar máquinas e equipamentos industriais em diversos setores industriais, como alimentício, automotivo, bebidas, entre outros. Ela é composta por três componentes principais, que são o sistema de tratamento de ar, as válvulas direcionais e os cilindros pneumáticos, dentre outros componentes.
O sistema de tratamento de ar

O sistema de tratamento de ar é essencial para garantir que o ar comprimido seja limpo, seco e livre de contaminantes que possam prejudicar o funcionamento das máquinas.

O filtro limpa o ar comprimido, o regulador de pressão controla a pressão do ar e o lubrificador adiciona óleo para evitar o desgaste prematuro dos cilindros pneumáticos e do sistema.


válvulas direcionais

As válvulas direcionais funcionam com o princípio de “abrir/ fechar”, controlando a atuação dos cilindros pneumáticos em diferentes direções, como para frente, para trás, para cima ou para baixo. Elas são fundamentais para garantir o desempenho preciso nas máquinas.


cilindros pneumáticos

Os cilindros pneumáticos transformam o ar comprimido em movimento mecânico, sendo amplamente utilizados na indústria de manufatura. Eles são capazes de fazer o movimento em linha reta, de rotação, xy e angular.

A automação pneumática oferece vantagens como segurança e economia de energia, no entanto, ela também pode ser vulnerável à contaminação do ar comprimido e requer manutenção regular para garantir seu bom funcionamento.


Além disso, a automação pneumática pode apresentar desafios em relação ao custo energético, sendo necessário um uso eficiente para evitar gastos excessivos. Você sabia que para gerar 1 hp pneumático são necessários 8 hp elétrico? Atenção para essa informação.


Os principais problemas de custo envolvem
excesso de pressão, que é causado pela regulagem da pressão em desacordo com a necessidade e o excesso de vazamentos, que causam prejuízo energéticos, baixo desempenho dos equipamentos e exigem aumento de pressão na alimentação para cobrir os vazamentos. Esses problemas podem representar até 40% do consumo de energia aplicado à geração de ar comprimido, resultando em prejuízos significativos para as empresas e para o meio ambiente.


Se você deseja uma avaliação energética de sua máquina que utiliza ar comprimido, a CBA Automação dispõe de equipamentos específicos para essas medições e diagnósticos. Conte conosco, estamos aqui para ajudá-lo!

Ver mais artigos
Impurezas no ar comprimido
Por CBA Automação 19 jun., 2023
Muitas empresas não têm conhecimento dos cuidados necessários para garantir um ar seco e isento de impurezas na rede de ar comprimido e isso pode ocasionar diversos problemas...
Sistema industrial de ar comprimido
Por Saulo Aquino 13 ago., 2018
Para economizar energia elétrica em sistemas de ar comprimido são necessários dois tipos de ações...
Realidade nas indústrias
Por Saulo Aquino 04 jun., 2018
Em muitas indústrias os compressores consomem mais eletricidade que qualquer outro tipo de equipamento.
Share by: