Se você está empenhado em reduzir emissão de carbono ao meio ambiente dentro de um processo de sustentabilidade, é fundamental se informar sobre como economizar energia. Dentre as várias formas de fazer isso, se atente ao uso correto do ar comprimido. É muito importante para minimizar custos e reduzir a emissão de gases poluentes.
Ar Comprimido e Eficiência Energética e Sustentabilidade
JS
Hoje em dia, a eficiência energética é uma grande preocupação em todos os setores da indústria e quando falamos de consumo de energia, um item que muitas vezes é ignorado é o ar comprimido.
O ar comprimido é uma fonte valiosa de energia, utilizada em diversas atividades industriais. De forma geral, 95% das empresas de algum tipo de industrialização, usam ar comprimido. No entanto, muitas empresas desperdiçam essa energia sem sequer saber. Vazamentos, excesso de pressão, mau uso do ar comprimido, dimensionamento incorreto de secadores e tubulações são apenas alguns dos principais vilões do desperdício de ar comprimido.
Desperdiçar ar comprimido é desperdiçar energia elétrica em forma de pressão.
O descarte da água formada durante a geração do ar comprimido deve necessariamente ser tratada antes de retornar ao meio ambiente. O não tratamento pode provocar multas por agressão ao meio ambiente.
Os separadores de água e óleo, desenvolvidos para o tratamento da água descartada pelos drenos e purgadores do sistema de ar comprimido, transformam água contaminada em um resíduo, que pode ser tratado com o CADRI (Certificado de Movimentação de Resíduos de Interesse Ambiental), permitindo o descarte adequado dos mesmos elementos contaminados por óleo.
O que é o CADRI e para quem é obrigatório?
O Certificado de Movimentação de Resíduos de Interesse Ambiental (CADRI) é mais um instrumento que contribui para o cumprimento da Lei Federal 12.305/2010 – Política Nacional de Resíduos Sólidos no que diz respeito ao gerenciamento integrado e ambientalmente adequado de resíduos sólidos.
O CADRI é um documento obrigatório no Estado de São Paulo exigido pela Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (CETESB). Ele comprova o encaminhamento de resíduos de interesse ambiental a locais de reprocessamento, armazenamento, tratamento ou disposição final licenciados e autorizados pela CETESB.
A CBA Automação é especialista em gerenciamento de sistemas de ar comprimido e está à disposição para resolver os problemas ligados ao tratamento do ar comprimido de sua empresa.
Caso tenha alguma dúvida sobre como reduzir o consumo de ar comprimido na sua empresa, envie um e-mail para marketing@cba-automacao.com.br. Discutiremos juntos e trocaremos informações para um consumo energético mais consciente e sustentável.